quinta-feira, 29 de outubro de 2009

nem deveria ser notícia

Taí algo que nem deveria ser notícia, mas é, e é notícia boa considerando tanto machisminho tolo no mundo:

"Pela primeira vez na história da igreja protestante alemã, esta será liderada por uma mulher. Margot Kässmann tem 51 anos, é divorciada e conhecida como “Bispo Pop”.

Cerca de metade dos cristãos na Alemanha pertencem à Igreja Evangélica da Alemanha, que é de tradição luterana. Margot Kässmann torna-se assim líder espiritual de cerca de 25 milhões de fiéis.

A actual bispo de Hanover era considerada uma candidata polémica ao lugar, devido ao facto de ser divorciada. Mas a mãe de quatro filhos conseguiu 132 de 142 votos para garantir o lugar.

Kässmann, que ganhou a sua alcunha pelas frequentes aparências televisivas, é descrita como defensora do diálogo ecuménico, em particular com a Igreja Católica, que contabiliza ligeiramente mais fiéis que a Evangélica. Contudo, a ordenação de mulheres ao sacerdócio nesta confissão protestante é um grande obstáculo a esse diálogo, uma vez que Roma não aceita essa prática.

Com esta eleição Kässmann torna-se a terceira mulher a liderar uma grande igreja cristã no mundo, estando agora na companhia de Katherine Jefferts Schori, primaz da ultra-liberal Igreja Episcopal (ramo da Comunhão Anglicana nos EUA), e Susan Johnson da Igreja Evangélica Luterana do Canadá.

As rainhas Isabel II do Reino Unido, e Margarida II da Dinamarca são as chefes oficiais da Igreja Anglicana e da Igreja da Dinamarca respectivamente, mas esse é um posto essencialmente cerimonial e nenhuma das duas é considerada clériga". (Site Renascença)

"Igreja Luterana alemã terá mulher como presidente

Pela primeira vez em sua história, os luteranos alemães terão uma mulher como presidente. Ela substitui Wolfgang Huber, que aos 67 anos atingiu a idade da aposentadoria. A bispa Margot Kässmann, de 51 anos, foi eleita com grande maioria de votos pelo Sínodo da Igreja Evangélica Luterana em Ulm nesta quarta-feira (28/10).

Desta maneira, os 25 milhões de protestantes na Alemanha têm duas mulheres em sua liderança: no início do ano, a política verde Katrin Göring-Eckardt havia sido eleita à presidência do Parlamento da Igreja Luterana alemã.

Entre os desafios a serem enfrentados por Kässmann estão a perda de fiéis e de influência política; a situação econômica, que leva a arrecadações menores, e as relações estremecidas com a Igreja Católica" (site da Deutsche Welle).



Como eu ia dizendo, infelizmente ter mulheres na liderança de qq coisa já é uma surpresa, de igreja então... oxalá as outras denominações desemburreçam também.

Valeu pelo toque Carlinhos (Meu Rei:)!

dear reader: se vc achar q tem matéria interessante para o desemburrecendo me mande, please.

2 comentários:

Antonio Bitencourt disse...

Minha Rainha,

É uma honra colaborar com este blog que gosto tanto.

Pois é... quando seremos maduros para aceitarmos ser guiados espiritualmentes por mulheres na Igreja Católica Romana?

Nisto a religião africana está milhas a nossa frente...

Beijos saudosos...

Axé, Luta e Paz

Ila disse...

Hoje li no jornal do metrô daqui que a primeira mulher homossexual assumida foi ordenada "bispa" da Igreja Luterana na Suécia.
Na aula de francês a gente sempre tem que escolher uma notícia de jornal e "apresentar" pra turma. Eu escolhi essa e qual não foi a minha surpresa ao ver que quase tive que "defender" este que eu considero um notável avanço na discussão religiosa em nível mundial - e em francês!

Ia escrever um post sobre o assunto mas não rolou inspiração. Quem sabe outra hora....

Beijos com saudades.