quinta-feira, 5 de março de 2009

análise do discurso: natalidade


Essa eu chupinzei (pra variar) do Sociological Images, que é de longe um dos melhores sítios da internet.

Vejam abaixo um panfleto da empresa Kaiser (q pelo q entendi é de planos/seguros de saúde) sobre gravidez, em duas versões: inglês e espanhol.



"Notice the difference?

The English version of this pamphlet lists a series of options for pregnant women (”our classes include”), including Lamaze classes and classes on tubal sterilization.

The Spanish version says here are the three things we’d like you to do (”we invite you to”): prenatal info, hospital tour, and tubal sterilization.

In sociology, we call this targeted anti-natalism. Targeted anti-natalism is an effort to reduce the reproduction of certain populations and not others" (Sociological Images).


Minha tradução:


"Notou a diferença?

A versão em inglês deste panfleto lista uma série de opções para mulheres grávidas ('nossas aulas incluem'), incluindo aulas de Lamaze e esterilização por ligadura de trompas.

A versão em espanhol diz 'aqui estão as três coisas que gostaríamos que você fizesse ('nós a convidamos'): informação pré-natal, tour do hospital, e esterilização por ligadura de trompas.

Em sociologia, chamamos isto de anti-natalismo direcionado. Anti-natalismo direcionado é o esforço para reduzir a reprodução de certas populações e não outras" (Sociological Images).


Não precisa ser um gênio, ou PhD em análise do discurso, pra ver essas e outras sutis diferenças entre os panfletos. Para as anglófonas, por exemplo, o curso de Lamaze pode custar uma taxa (fee), enquanto as hispanófonas podem participar das três opções sugeridas gratuitamente (que bonzinhos!!!!).


abre [

Hitler foi muito burro, se ele fosse assim sutil tinha sucedido...

fecha]



No ritmo destes panfletos eis minha meditação de hj:

Meus amigos sabem q sou (MUITO) partidária do controle de natalidade, por questões ecológicas e humanitárias principalmente. Controle de natalidade, não esterilização em massa.

O q eu tenho grande dificuldade de engolir é o discursinho paternalista-eu-valho-mais-q-você 'tem q esterilizar esses pobres tudo, se deixar eles tem 10 filhos' , q deve ser semelhante ao pensamento do povo da Kaiser. Exceto q a idéia deles é esterilizar os hispânicos, sei lá se pq são pobres, por interesse financeiro, por estratégia política, ou por pura xenofobia mesmo. Não importa.

O povo adora condenar a ditadura, a tirania, mas acha normal defender a esterilização -muitas vezes compulsória ou altamente 'recomendada'- de uma casta/classe/etnia q não a sua.

Para mim, este assunto segue uma equação básica:
Controle de natalidade = educação, justiça social
Esterilização em massa (compulsória ou induzida) = extermínio, xenofobia, elitismo

Isso me lembra um personagem do Chico Anísio q tinha horror a pobre.

Eu também tenho, mas tenho mais a rico... (isso foi uma ironia, para quem nasceu sem esse detector)


=^.^= =^.^=

Um comentário:

Ila disse...

ISSO!!! Ainda falta atualizar alguns dos meus favoritos depois do BUG DO MILÊNIO no meu blog. Esse é um deles. Muito bom, né? Sempre lia... preciso retomar.

Quanto à análise do discurso, na facultade me chamavam de "teórica da conspiração". Acho que por causa disso (e porque escolhi ser feliz ao invés de ter razão ;) - se é que VOCÊ me entende....) parei de defender as minhas teorias. Mas que eu acho que a tua análise tem todo o sentido, acho. E acho que tem um milhão de Hitler's por aí que se valem de um bom teórico do discurso (leia-se: PUBLICITÁRIO ou MARQUETEIRO - daqueles que vendem a alma pro diabo) e justamente por isso são sucedidos. E, óbvio, a gente nem percebe! Afinal é esse o seu princípio.

Há mais maldade entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia, minha cara!


Saudade de ti! Beijos grandes.


AH! E eu tenho certeza absoluta de que, embora o que ames de Montreal seja a idéia, vais amar também, ainda que de outra maneira, a vida real. Nada nunca é fácil, é vero! Tem uma série de coisas que a gente não tá acostumado, mas falo sobre isso outra hora. Tô te esperando!!!