quinta-feira, 6 de março de 2008

dia internacional da mulher?





já me perguntaram pq existe dia da mulher se não existe dia do homem. eu respondi que dia do homem é todo dia, desde que o mundo é mundo e os xy têm mais massa muscular do que as xx.

o namorado da minha ex-colega de escola que jogou um g-shock na cabeça dela estava aproveitando seu dia. o pai da minha outra ex-colega que a amarrou ao pé da mesa e a manteve em cárcere privado estava aproveitando o seu dia. o marido da ex-empregada da minha mãe, ao quebrar-lhe os dentes e tranformá-la numa massa roxa estava aproveitando o seu dia. o irmão de uma colega...o marido de uma amiga...e muitos muitos outros homens conhecidos e desconhecidos exercem sua força e aproveitam o seu dia todos os dias.

e pra quem nunca viu nem soube de nada perto de si (imagina, isso é coisa de pobre!)uns dadinhos singelos direto do Clube do Livro:

Uma em cada três mulheres sofre algum tipo de violência. . Estima-se que apenas 20% das mulheres agredidas registrem queixa.

. Helen Cristina, 22 anos. Ex-integrante do Fama 3. Mantida em cárcere privado. Surrada com um martelo pelo marido.
. Ingrid Saldanha, 32 anos. Jornalista. Espancada pelo marido, o ator Kadu Moliterno.
. Sirley Dias Carvalho, domeestica. Espancada no ponto de ônibus por jovens atores do seriado Malhação.
. Maria Celsa da Conceição, 50% do corpo queimado pelo marido.
. Mariza Kapp Caldeira, 43 anos. Agredida pelo marido, só foi socorrida um dia depois. Morreu no hospital.
. 79% das mulheres agredidas tem entre 21 e 40 anos.
. 95% possuem filhos.
. Em mais da metade, a agressão é recorrente.
. O principal agressor: o companheiro ou alguém da família.
Medo da condenação social, vergonha, pavor de que, uma vez solto, o companheiro torne-se mais agressivo – tudo isso faz das mulheres prisioneiras de seu próprio corpo.


Lembrei agora daquele juiz demente (
Edilson Rumbelsperger Rodrigues) que não aplicava a Lei Maria da Penha (LEI 11.340/2006) por considerá-la "um conjunto de regras diabólicas" a "enfraquecer o homem". Segundo a wikipedia, o nome da lei é uma homenagem a Maria da Penha Maia que foi agredida pelo marido (professor universitário!!!) durante seis anos. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo deixando-a paraplégica e na segunda por eletrocução e afogamento. O marido de Maria da Penha só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado.

Maria da Penha Maia palestrando



lembrei da circuncisão feminina (Senhora, tende piedade de nós!). das mulheres desonradas por estupro e condenadas à morte (Senhora, tende piedade de nós!), do apedrejamento das adúlteras (Senhora, tende piedade de nós!)... é preciso fazer uma ladainha das mulheres. E é por isso, meu querido amigo, que existe dia da mulher. não é para comprar uma flor para sua esposa, filha ou mãe. é para lembrar a dor e lamber a ferida. dar o braço à torcer e perceber que ser mulher realmente é uma luta (maior ou menor, sempre).

lembre-se: neste dia 8 de março blogagem coletiva pela mulher brasileira iniciada pela Lys e pela Meiroca, faça um post.



em tempo:

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas) (by: suapesquisa.com).

axé, baraka, namaste


8 comentários:

Ana Corina disse...

Pulga, respondi tua pergunta lá no blog, onde vc a fez, ok? Beijos e agora vou ler o post do dia da mulher...

Anônimo disse...

Vim aqui te lembrar da coletiva mas percebo que voce ja postou ! Lindo... daqui a pouco volto com calma para ler direitinho e comentar ! Agora tenho que lmebrar as outras pessoas, mas voltarei amanha para ler com calma.

Muitos beijos e obrigada pela participacao.

Antonio Bitencourt disse...

Salve querida amiga,

Sinto-me envergonhado com a humanidade por precisa de um dia das mulheres, ainda mais como ele surgiu.

Para mim a mulher é a criatura divina mais interessante de toda a criação. Eu dedico todos os dias do ano às mulheres.

E espero o dia que a mulher reconheça a sua força e assuma o controle da direção do nosso mundo.

Além da violência do ser covarde que é o homem, a mulher sofre dois grandes riscos: Masculinização e Objetização.

Masculinização é tomar e agir como homem, perdendo o que é belo no feminino.

Objetização é se reduzir ao próprio corpo.

Beijos minha Rainha!

Axé, Luta e Paz!

Baraka, Namaste!

Anônimo disse...

Muito bom o seu texto.

Infelizmente, quem possui um dia especial são somente as minorias discriminadas. Seria tão bom se realmente fossemos tratados como iguais.

Você comentou sobre a violência explícita. porém existe também aquela velada. Feita através de piadas e sarcarsmos. Essa também machuca muito.

Parabéns pelo texto.

Bjs.
Elvira

Anônimo disse...

É imortantíssimo lembrar, todos os dias, que o homem tem todos os dias para violentar a mulher, de todas formas.
O que a mulher tem para se defender, senão a união?

Parabéns pelo post!

beijos

Scliar disse...

Muito bem lembrado da questao de Lei da Maria da Penha. Aquele juiz medonho da até nojo. O pior é que depois da lei, muitas mulheres ficaram com MAIS medo de denunciar. Bzus. Ethel

Ricardo Rayol disse...

Baixou o cacete, com propriedade e razão, mas nem todo xy é mal.

bibi move disse...

Puguinha,
sim sim, ele melhorou. Incrível, ele ficou rosinha agora :)!!!
O vídeo tu podes assistir pelo site do filme, que tá linkado no post, é o trailer do filme.
bj.