sábado, 7 de novembro de 2009

Unitaliban: o total fracasso da educação


Qd a aluna de minissaia foi humilhada e acuada eu achei q deveria ter dito alguma coisa, mas tinha tanto comentário bom em tantos blogs q eu deixei passar. Agora não dá mais.


"Uniban expulsa aluna assediada por usar vestido curto em aula

Universidade diz que atitude provocativa da aluna resultou em reação coletiva de defesa do ambiente escolar

SÃO PAULO - A Universidade Bandeirante informou em anúncio publicado em jornais paulistas neste domingo, 8, que decidiu expulsar a aluna Geisy Arruda de seu quadro discente. A estudante do curso de Turismo sofreu assédio coletivo no último dia 22 de outubro por ir ao campus de São Bernardo do Campo da faculdade com um vestido curto. O episódio ganhou repercussão na internet após vídeos do tumulto serem postados no 'You Tube'.

No anúncio publicitário, entitulado ' A educação se faz com atitude e não com complacência' a universidade diz que tomou a decisão após uma sindicância interna constatar que a aluna teve uma postura incompatível com o ambiente da universidade, frequentando as dependências da unidade em trajes inadequados. Para a Uniban, Geisy provocou os colegas ao fazer um percurso maior que o habitual, desrespeitando princípios éticos, a dignidade acadêmica e a moralidade.

A universidade afirma ainda que foi constatado que "a atitude provocativa da aluna resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar". Ainda assim, o conselho superior declarou na nota que suspendeu temporariamente os alunos envolvidos e identificados no incidente. A Uniban também criticou o comportamento da imprensa na cobertura do caso. Segundo a universidade, a mídia perdeu a oportunidade de contribuir para um debate 'sério e equilibrado' sobra ética, juventude e universidade ..." (estadao.com.br).

A minha interpretação da posição da Uniban:

" Para manutenção de um ambiente educacional compatível com esta Universidade, fica aqui estabelecido que as alunas deste estabelecimento de ensino não podem usar roupas curtas, e devem fazer sempre o menor percurso disponível entre a porta de entrada e a porta da sala de aula. Aquelas que desrespeitarem esta regra, poderão sofrer as seguintes punições:
  1. Humilhação pública: Para o cumprimento desta punição, os outros alunos da Universidade, numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar, podem gritar insultos tais como 'puta', ou 'vagabunda'.
  2. Assédio sexual ou estupro coletivo: Para o cumprimento desta punição, os outros alunos da Universidade, numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar, podem tocar a aluna, beliscá-la e, se a polícia não chegar a tempo de uma escolta, estuprá-la coletivamente.
  3. Expulsão: Para o cumprimento desta punição, a direção da Universidade, numa reação de defesa do ambiente escolar, pode difamar a aluna publicamente através dos diversos veículos de comunicação disponíveis, atacando diretamente sua reputação.
Para garantir o decoro, e assim evitar as possíveis punições, as alunas interessadas podem adquirir uma burca universitária, a venda na secretaria dos cursos".

Leiam tbém o post do Marcos Guterman "Uniban e o linchamento moral: a culpa é da vítima".

Fui ao site da universidade e deixei a seguinte mensagem: "A postura da Uniban diante da violência sofrida pela aluna Geisy Arruda foi além de lastimável. Foi uma ofensa a todas as mulheres que lutaram pelos nossos direitos. A mensagem que fica é que para a Uniban o linchamento moral é culpa da vítima. Esse peso e essa moeda combina perfeitamente com aqueles do Taliban. Se este algum dia foi um estabelecimento de educação, o apedrejamento verbal de uma aluna prova que hoje a Uniban é apenas um estabelecimento de sexismo e conivência com a violência contra as mulheres. Fica aqui o meu repúdio".

Sugiro q todos expressem o seu repúdio via e-mail.

E como sempre a Lola tem os melhores posts.

Eu não sei vocês, mas eu torço pela falência deste estabelecimento. Torço também para que a moça encontre um bom time de advogados. Não necessariamente nesta ordem.

4 comentários:

bibi move disse...

estamos estabacados com essa situação inacreditável- muito mais chocante do que qualquer outro escandalo que já ouvi nos ultimos anos.

Antonio Bitencourt disse...

Ju, minha amiga.

Uno-me ao seu desejo... que a aluna possa conseguir bons advogados e arrebentar com esta pseudo universidade.

Não fugindo de toda a questão de humilhação e assédio sexual.

Esta pseudo universidade é espelho de nosso sistema educativo universitário... um bando de animais sendo adestrado, sem crítica, sem liberdade...

Interessante também é o conceito de ambiente educacional! "Puta" e "Vagabunda"

Luciano disse...

Sementes do fascismo, sem dúvida!

Se a indenização por danos morais e materiais não for polpuda, estamos caminhando para o buraco...

Bjs Jú.

Lu

Anônimo disse...

acabei de ver a noticia que a menina acabou sendo expulsa... eu jah achava ridiculo que ela tinha sido assediada por estar usando vestido curto. Tava soh esperando os muleques serem expulsos... fiquei boqueaberta qdo descobri que foi o contrario!
Sabe o que pior? todo mundo pensa que agente (brasileiros) nao temos problemas em mostrar o corpo que tudo eh liberado, oba oba e tals... mas eh exatamente o contrario!!
Aqui na faculdade o vestidos sao mais que minimos, sao microscopicos... serio! Bateu um ventinho... dah pra ver a calcinha! hehehehe Mas ninguem fala nada! Nao tem fiu fiu... comentarios machistas ou algo do genero. Cada um faz o que quer! povo usa vestido transparente... decotao mostrando sutia... mo liberdade! Outro dia confesso ateh que fiquei meio indignada que tinha uma mulher semi nua atendendo eu e o Carlos em um cafe... eu mandei ele ficar olhando pro chao! hehehehehe A atendende era francesa...
enfim... sinto muita saudade do brasil... mas que eh bom poder na rua de qualquer jeito... ah isso eh!

beijos...
fef's