domingo, 31 de maio de 2009

don't be stupid



é preciso desemburrecer
=^.^=

2 comentários:

Luciano disse...

Pra vc pensar Ju:

A AIDS é um problema sério na África. Todos os países fazem campanha pela camisinha, sem muito sucesso na redução do número de casos. Uganda resolveu apelar para uma campanha em prol da fidelidade, da castidade e, veja só, o país conseguiu índices de redução muito melhores que os outros.
Eu não sou contra o uso da camisinha, mas dizer que ela é eficaz no combate da AIDS é ignorar os aspectos sociais da doença. Esse negócio de distribuir camisinha a torto e a direito não tem funcionado muito nem mesmo pra prevenir a gravidez de adolescentes. Vai demorar quanto pra alguém perceber que dobrar a aplicação de um remédio errado não faz com que ele se torne certo?
E vamos lá, tem alguma Religião que incentive o sexo casual?!?
Eu, na minha fé, acho pouco provável que Jesus, que não aboliu os dez mandamentos (incluindo aquele que diz não cobiçarás a mulher do próximo - um tanto moralista para alguns) mas deixou mais um, maior do que todos os outros, ia proibir ou incentivar o uso de preservativos. Ia apenas dizer que o corpo é morada e como tal deve ser tratado. Cada um julgue conforme sua consciencia. Note que Ele sempre frustrou aqueles que esperavam dele amparo para suas próprias posições políticas. Não sei porque agora seria diferente. Acho que padres e ativistas ficariam bem surpresos...

ju k disse...

Lu:

Este videozinho não tá aí por causa de igreja nenhuma, de religião nenhuma, de deus (ou Deus) nenhum.

Ele tá aí pq gostei da animação, e gostei do tema.

A fidelidade é relativa, a proteção é indispensável.

Este mês morreu a mãe de uma amiga minha, de AIDS transmitida pelo ex-marido há muitos anos atrás.Ela era fiel, ele não só sabia q tinha contraído HIV , como não contou para ela... Ele se cuidou e tá aí vivinho com a nova esposa. Ela não sabia, não se cuidou tanto assim, e qd descobriu já estava muito doente. Aos quarenta e poucos anos ela faleceu deixando seu segundo marido - com quem ela também praticou a fidelidade - contaminado. Duas pessoas fiéis (imaginando q o segundo marido era fiel) que - aposto- prefeririam ter confiado na camisinha.

O marido dela não sabia que fidelidade era importante para ela? Precisava o governo fazer uma campanha pró fidelidade?

As pessoas não são fiéis. Igreja nenhuma impediu q as pessoas fossem infiéis. Campanha nenhuma é capaz de torná-las fiéis.

É fiel quem não quer mais ninguém além do seu par.Ponto. Não importa a crença, não importam os valores, a fidelidade vem de dentro.

Eu não acho sexo casual uma coisa ruim, não acho feio relações abertas ou polígamas se assim está acordado entre as partes. Não acho q Deus se importa com quem,quanto ou como se faz sexo. Eu não sou fiel pq acho moralmente essencial, pq acho bonito e correto. Eu sou fiel pq eu quero e pronto. Eu só tive um parceiro na vida e uso camisinha. Pq não?

A camisinha não é 'um remédio errado', remédio errado é a opressão, o puritanismo, os dogmas escravizadores e disseminadores de sentimento de culpa, a hipocrisia, a tentativa de ditar como os outros devem viver.

Acho difícil convencer pessoas de certos valores, acho mais fácil incentivá-las a usar camisinha.

Sobretudo acho q as religiões prestam um desserviço ao condenar a camisinha.

Realmente distribuir camisinha 'a torto e a direito' não resolve nada, é preciso distribuir educação primeiro. Educação pela vida, desatrelada de qq religião ou juízo de valor.

Qt ao q Jesus faria ou diria não faço a mínima idéia, provavelmente nada, no maior estilo 'à Jontex o que é da Jontex e a Deus o q é d Deus'. Não me preocupo nem penso nisso.

O q eu me preocupo é com a quantidade imensa de pessoas contaminadas por ignorância, confiança, fé, ou até medo.

Uma coisa eu tenho certeza: se elas usassem camisinha muito provavelmente estariam vivas e saudáveis.

Isto pra mim basta para q eu defenda a camisinha.