sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

eu não acredito em papai noel, ele é muito mentiroso

não me interessa se é verdade ou não que são nicolau acabou se tornando aquele bonachão de roupa vermelha por causa de uma campanha da coca-cola. muitos dizem que sim, uns dizem que não. pra mim não importa, eu odeio papai noel. e às vezes a criança consumista dentro de mim, aquela que queria uma barbie, sorri pra um desses gordinhos de shopping e por um instante esqueço que penso.

sim, pq basta pensar um pouquinho para ver qual é a verdadeira magia do natal. é a magia de fazer quase todo mundo pensar que se tem de comprar comprar comprar coisas geralmente inúteis para todas pessoas que conhecemos. esse tal de noel não é meu pai nenhapau. é um vendedor muito bem sucedido que anula o bom senso de grande parte da população. grande parte pq uns ainda pensam, e outros passam fome e só sonham com os tais presentes.

eu odeio papai noel pq ele denigre os cristãos associando esse consumismo doentio com o nascimento de Jesus. os presentes dos reis magos nada tinham a ver com essa campanha dos shoppings, a generosidade de são nicolau tampouco. sim, pq os reis magos presentearam um bebê nascido num estábulo, e são nicolau doava moedas aos necessitados.

e papai noel traz alguma coisa pra quem é necessitado?

eu odeio papai noel pq ele induz as pessoas da classe média a contrair dívidas que às vezes duram o ano todo, pq ele multiplica as sacolinhas plásticas que vão poluir a nossa terra, pq ele não traz nada de bom a não ser ilusão.

'ah, mas lembra como você gostava dele qd era criança?' eu gostava dele qd meus pais tinham dinheiro pra me dar aquele brinquedo caro que eu tinha visto na tv, qd eles não tinham eu me sentia mentida e enganada. ele não é o bom velhinho que - seja rico ou seja pobre- sempre vem?

ele tá mais pra aquele da piada de mau gosto sobre as crianças na Somália. criança que não come não ganha presente.

me dá vontade de chorar qd Aquele que considero meu Deus (ou simplesmente um iluminado, um profeta, um homem histórico exemplar, ao gosto do cliente) é ofuscado com tanto glitter dourado, tanta fita vermelha, tanta neve falsa, tantos pacotes, tantas sacolas.

não sei se um dia terei filhos, mas se tiver vou explicar desde pequenos quem o papai noel realmente é. e vou montar um presépio no natal, só pra lembrar o que é o natal, quem nasceu e como nasceu (pobre e desterrado), quem é o aniversariante.

seguem duas imagens sobre o natal que ilustram pq este tempo pra mim é triste.

Esta é uma releitura/manipulação de uma ilustração original de Haddon Sundblom,1963 . Telli Narcizo, artista-digital e inconformado, manipulou a ilustração e postou no DeviantArt com o seguinte texto:

"Santa Chaos is coming to drop some gifts over your house.

War warning or business opportunity?
Anyway... Jimmy wants those colorful things from TV."

A próxima é um óleo sobre tela - chamado confused about Christmas- de James Ryman, também postado no mesmo website.



antes que alguém me pergunte se me escondo debaixo d'uma pedra e espero a troca de presentes passar, conto aqui que estou assando biscoitos bem gostosos para presentear o pessoal de casa. talvez eles se sintam financeiramente enganados, já que gastaram uma nota pra me comprar alguma coisa. mas com certeza eu serei a única que suei, cansei o braço e temperei com carinho o meu regalo. eles sabem que no momento eu não tenho dinheiro para lhes comprar nada, mas quando tiver não vou esperar o natal para dar presentes comprados (bons, divertidos, úteis). e no natal vou fazer alguma arte com muito carinho para lembrar a verdadeira idéia sobre o nascimento de Jesus: Deus que se doa ao mundo, doa o quanto doer.


namaste, axé, baraka, feliz Chanukka, e feliz Natal de verdade.


E, para fechar com chave de ouro, mirra e incenso:

"Feliz Natal a quem acorda, todas as manhãs, a criança adormecida em si e, moleque, sai pelas esquinas quebrando convenções que só obrigam a quem carece de convicções" (frei betto).



6 comentários:

Ana Corina disse...

MATOU A PAU AMIGA!!! Concordo 300% contigo, por que 100% é POUCO!!!
Fico feliz em encontrar cabeças pensantes, que não caem na armadilha vermelhoebranca... Como dizia minha amiga Su "CHEGAAA, TÔ CANSADA DE SER ENGANADA!".
Bando de marmanjo sem cérebro... Não tenho SACO, simplesmente... Por mim, ia pra Lua ali pelo meio de novembro e voltava só no fim de janeiro, para pular até o meu aniver. Arghh!

Beijooooo e serei OBRIGADA a botar um link especial de natal pro teu texto lá no blog...

Scliar disse...

Fora o consumismo, também tem toda a comilança, né? Trocentos quilos na cintura... mas mesmo assim, teus biscotinhos deram água na boca! Bzus!

Antonio Bitencourt disse...

Rainha!!!

Espero que nossas famílias se encontrem nos natais futuros... que montemos juntos um lindo presépio...

E consigamos juntos afastar esta figura sinistra e perigosa do papai noel, junto com ele que se vá o coelho da páscoa!!!

Axé, Baraka, Namaste!!!

Ana Corina disse...

Pulga, e a chow-chow da beiramar? Ficou lá? Triste isso... Ou gastamos o que não temos do próprio bolso, ou realmente não tem pra onde correr. Na teoria, a Coobea teria que resolver. Anota aí o tel deles no teu celular e qq emergência com cão ou gato sofrendo maus tratos, doente ou em risco de morte, liga lá... 3237-6890.
Beijo.

Anônimo disse...

se vc não acredita então por que acha que ele e mentiroso...
faça como eu não acredito porque... não sei deixa pra lar eu acho que ele tem a barba grande pois onde ele diz morar não tem Barbeiro KIKIKIKI.

olimpio disse...

Deixei ser anonimo olhe meu comentario ai em cima Feliz Natal HO HO HO...