sexta-feira, 4 de março de 2011

O verdadeiro jogo da vida


SPENT é um jogo que recomendo a todos (que entendem inglês). Ele simula a vida e as opções de alguém que perdeu o trabalho e a casa (por causa da crise nos EUA), tem uma família e apenas US$1000 no bolso.

Como já disse antes, sempre fiquei intrigada pela vida de moradores de rua/homeless. Sempre pensei em como seria fácil chegar ao ponto de perder tudo e me juntar a eles. Qualquer um pode ficar nessa situação. Quem pensa que não, é pq só pensa nas suas habilidades e formação, e esquece os fatores externos. Uma crise, uma catástrofe natural, ou até um vício ... muita coisa pode tirar nosso mundo do eixo. Eu tive um primo morador de rua, tenho uma amiga que quando criança catava comida no lixo e mendigava, e outra cuja mãe morou debaixo da ponte. Não é algo tão distante quanto gostaríamos de pensar.


Fico realmente impressionada com a raiva com que algumas pessoas (privilegiadas) falam de auxílios como bolsa-família. Do alto do meu confortável pedestal social, eu não me considero capaz, ou no direito, de julgar o quanto uma outra pessoa precisa ou merece um auxílio do governo. Aliás, eu fiz mestrado com bolsa da Capes, e sem a bolsa não o teria feito. Mesmo assim, tenho certeza que minha bolsa é muito menos importante ou necessária do que a dos beneficiados pelo bolsa-família.

De volta ao SPENT,

Eu não passei do primeiro passo, que é arranjar emprego (por falta de experiência ou aptidão para as vagas disponíveis), mas aqui algumas telas do jogo, que eu chupinzei do Sociological Images:







Isso nunca aconteceria com você, certo?

terça-feira, 1 de março de 2011

Uma outra mobilidade é possível?








Cartazes do movimento pró-ciclismo Massa Crítica/Critical Mass no Brasil, nos EUA, na Nova Zelândia, na Espanha...



E a Massa Crítica é esmagada pela violência, intolerância, indecência... nas ruas de Porto Alegre.


Percebam que antes de começar a atropelar, o Golf (que estava parado) faz ameaça de que vai acelerar. Um ciclista bem perto do carro, de roupa vermelha, percebe e sai da frente assustado. E aí começa o strike.



(Este vídeo postado no Youtube por 'praqmelissa' me pareceu uma versão curtinha e mais bem contextualizada, mas tem filmagens mais completas no site. Não reparem na tradução. O sobrenome do atropelador é Neis, e não Neif.)



Será que este movimento, tão positivo e necessário na atualidade, já sofreu atropelamentos assim em outros países? Aceito updates dos (2 ou 3) amigos leitores desse bloguinho.



Meu consolo é que o MP/RS pediu prisão preventiva do criminoso, por tentativa de homicídio qualificada. Clamamos por Justiça.



A justificativa dele:





DEPOIS que ele atropelou, TALVEZ fosse linchado mesmo. Então esta justificativa - com muita, muita tolerância de nossa parte - pode até ser entendida para a FUGA. Mas, para o atropelamento em massa e proposital não existe explicação.

Para uma leitura mais ligada na lei: Soberbas Amenidades

HOJE:


" O grupo Massa Crítica de Porto Alegre realiza nesta terça-feira (01), a partir das 18h30min, um protesto contra a violência do trânsito. Ciclistas e apoiadores reúnem-se no Largo Zumbi dos Palmares. O protesto é um ato de solidariedade ao grupo de ciclistas atropelado na última sexta-feira (25), na Cidade Baixa, na capital gaúcha" (EcoAgência notícias ambientais).


.