quinta-feira, 29 de outubro de 2009

nem deveria ser notícia

Taí algo que nem deveria ser notícia, mas é, e é notícia boa considerando tanto machisminho tolo no mundo:

"Pela primeira vez na história da igreja protestante alemã, esta será liderada por uma mulher. Margot Kässmann tem 51 anos, é divorciada e conhecida como “Bispo Pop”.

Cerca de metade dos cristãos na Alemanha pertencem à Igreja Evangélica da Alemanha, que é de tradição luterana. Margot Kässmann torna-se assim líder espiritual de cerca de 25 milhões de fiéis.

A actual bispo de Hanover era considerada uma candidata polémica ao lugar, devido ao facto de ser divorciada. Mas a mãe de quatro filhos conseguiu 132 de 142 votos para garantir o lugar.

Kässmann, que ganhou a sua alcunha pelas frequentes aparências televisivas, é descrita como defensora do diálogo ecuménico, em particular com a Igreja Católica, que contabiliza ligeiramente mais fiéis que a Evangélica. Contudo, a ordenação de mulheres ao sacerdócio nesta confissão protestante é um grande obstáculo a esse diálogo, uma vez que Roma não aceita essa prática.

Com esta eleição Kässmann torna-se a terceira mulher a liderar uma grande igreja cristã no mundo, estando agora na companhia de Katherine Jefferts Schori, primaz da ultra-liberal Igreja Episcopal (ramo da Comunhão Anglicana nos EUA), e Susan Johnson da Igreja Evangélica Luterana do Canadá.

As rainhas Isabel II do Reino Unido, e Margarida II da Dinamarca são as chefes oficiais da Igreja Anglicana e da Igreja da Dinamarca respectivamente, mas esse é um posto essencialmente cerimonial e nenhuma das duas é considerada clériga". (Site Renascença)

"Igreja Luterana alemã terá mulher como presidente

Pela primeira vez em sua história, os luteranos alemães terão uma mulher como presidente. Ela substitui Wolfgang Huber, que aos 67 anos atingiu a idade da aposentadoria. A bispa Margot Kässmann, de 51 anos, foi eleita com grande maioria de votos pelo Sínodo da Igreja Evangélica Luterana em Ulm nesta quarta-feira (28/10).

Desta maneira, os 25 milhões de protestantes na Alemanha têm duas mulheres em sua liderança: no início do ano, a política verde Katrin Göring-Eckardt havia sido eleita à presidência do Parlamento da Igreja Luterana alemã.

Entre os desafios a serem enfrentados por Kässmann estão a perda de fiéis e de influência política; a situação econômica, que leva a arrecadações menores, e as relações estremecidas com a Igreja Católica" (site da Deutsche Welle).



Como eu ia dizendo, infelizmente ter mulheres na liderança de qq coisa já é uma surpresa, de igreja então... oxalá as outras denominações desemburreçam também.

Valeu pelo toque Carlinhos (Meu Rei:)!

dear reader: se vc achar q tem matéria interessante para o desemburrecendo me mande, please.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

vida

É preciso valorizar a vida, comemorar cada aniversário como a maior das conquistas, pq é.


Um emprego novo logo se torna só mais um emprego. Uma casa nova, apenas uma dentre várias moradas. Uma formatura o que é se não uma porta aberta ao que ainda não existe? Talvez nunca exista. Só o presente existe.


O tempo, o mercado, a crise, essas coisas passageiras por demais levam e devolvem o dinheiro como a maré sobre a areia. Não somos o nosso trabalho, não somos o lugar onde moramos, não somos os títulos e conhecimentos que carregamos. Somos mais. Somos o sorriso uns dos outros. Somos a razão para continuar. Precisamos estar juntos para a vida ter algum sentido. Estou com saudade de você, mas acima de tudo estou com saudade de mim.

Comecei hoje a construir o novo. E neste tempo novo não sou mais escrava do trabalho, do status, ou do dinheiro. Meu maior compromisso é ser sorriso.

domingo, 25 de outubro de 2009

Buenos Aires

Amei a viagem, amei a cidade. Enquanto monto o álbum ficam aí algumas fotinhos.






quarta-feira, 21 de outubro de 2009

cara de enterro

A morte é uma merda mesmo. Ontem passei o dia com vontade de falar palavrão. A real é que tô cheia de raiva. Nem 20 anos de catequização me deixaram pronta pra ver a minha geração numa caixa de madeira. Pensei que teríamos mais uns 40, 50 anos juntos.

Num momento mega-clichê soltei um ' isso não tá certo, deveria ter uma ordem pra morte', a filósofa Michele Olsen soltou melhor: 'é, quem eu não gosto primeiro'. Couldn't agree more.

Meanwhile, o mundo continua cheio de sua matéria-prima mais abundante: filho da puta.

Me perdoem os de olhos puritanos, mas hoje meus dedos pressionam teclas ácidas.

Amanhã, quem sabe, eu saia desta fase.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Choro


Nunca pensei que diria isto, mas estou enlutada.

Cheguei de BsAs mega feliz e recebi, logo na saída do aeroporto, uma notícia péssima.

Meu grande amigo Lucas Brizolara da Rosa ( o primeiro da foto), exímio percussionista da banda Choro 4 X 0, faleceu na flor da juventude.

Que sensação estúpida. Como alguém no início dos 30 enfarta?

Como em janeiro vou ao casamento de um pessoa, e em outubro ao funeral?

Pensar em 'linhas tortas' e 'vida eterna' não me consola em nada. Perdoem-me, mas estou na fase da raiva. Ontem passei pela negação, achando que a qualquer momento me diriam ser uma pegadinha. O que sentirei amanhã?

Aos que lhe conhecem: Funeral às 15hrs no Jardim da Paz, Floripa (hoje 20/10).

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hola que tal


Buenos Aires é a cidade dos dog walkers mesmo, estamos bem em frente a uma praca cheia deles. E os motoristas sao completamente doidos, bem como o Pateta no transito, lembram? Ele é super gente boa e calmo, mas quando entra no carro vira um maníaco. Aliás, os taxistas dirigem como malucos, mas sao pessoas bem interessantes e gentis. Pegamos taxi umas 4 ou 5 vezes, e 2 deles moraram anos no Brasil. Muita gente aqui fala portugues, isso me surpreendeu.



Amei o cemitério da Recoleta, e seus lindos gatinhos perebentos (queria levar todos ao veterinário e depois pra casa). Adorei passear pelo Puerto Madero no horário em que os porteños estao lá, lagarteando seu almoco sob o sol. Muitas fotos interessantes...



Aqui a gente fica mega mal acostumado, tudo é barato e estou quase me achando rica (nem por isso comprei o mundo, viu?).



Nunca andei tanto na vida e meus pézinhos 33 estao redondinhos.



Amanha vamos fazer o passeio do trem da costa e... bom, o resto fica pra outro post.



Besos de dulce de leche.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Leia a Lola, leia

A Lola fez um post mega legal. Como não faria melhor, dá um pulinho lá no Escreva Lola Escreva.

=^.^=

ps: adios, floripa, hola Buenos Aires!!! (back soon)

domingo, 11 de outubro de 2009

deixe de desculpas, seja mais feliz


As pessoas inventam mil desculpas para não adotar um bichinho. ‘Não é da raça que eu quero’, ‘não sei a procedência, pode ter alguma doença’, ‘já vem adulto, não dá pra criar do jeito que eu quero’, ‘vai fazer muita bagunça’, e tantas outras mentiras vazias que só servem para apaziguar a consciência de quem no fundo, no fundo, sabe que vai deixar de fazer uma coisa muito boa por puro capricho.


‘Não é da raça que eu quero’ é uma das minhas despreferidas. Como assim? Você deve achar bonito aquele pessoal que encomenda bebê ao geneticista, pra ter olho assim, cabelo assado, pra ser a cara de não sei quem. Junto com ‘não sei a procedência, pode ter alguma doença’ então, é risível! O seu filho biológico, que você sabe a procedência, não pode ter doenças? Se fosse assim criança nenhuma adoeceria, não existiria hospital infantil. E o gato persa com pedigree, da minha amiga, que morreu aos 8 meses de ataque cardíaco? Ele era tão puro, tão puro, com a procedência tão nobre, que o coração era cheio de defeitos genéticos. E o York de outra amiga, também puro, que já ‘veio de fábrica’ com demodécia?


O que eu mais adoro desmistificar é ‘já vem adulto, não posso criar do jeito que eu quero’. Eu adotei um gato macho adulto de rua, e ele é um lord. Já chegou aqui em casa e foi direto pra caixinha. Obedece aos comandos de ‘não’, não sobe onde não deve, fica quietinho pra tomar banho, é meeeeeeeega carinhoso, super caprichoso. Enfim, eu o chamo de ‘gato perfeição’. E já veio pronto. Adotei outra gatinha quando era bem miúda, desmamada antes do tempo. Desde pequena a gente tentou de tudo para educar, borrifava aguinha nela quando subia onde não devia, soprava na carinha quando tentava roubar nossa comida, tinha comandos específicos e consistentes. Ela é intreinável, não tem medo de nada, mastiga tudo que vê, adora ficar de castigo (ninguém merece!). Quem acaba dando banho nela é o outro gato, o que já veio adulto. Mas também é meeeeeeeega carinhosa, o que compensa todos os outros defeitos.


E a bagunça? Bem, se você não quer bagunça não tenha animais, e não tenha filhos. Melhor, more num hotel com camareira, e perca a melhor coisa do dia: chegar em casa e ser recepcionado por aqueles seres(inhos) de alma totalmente pura, que passaram o dia todo lhe esperando pra subir no seu colo, lamber seu rosto e lhe dar o amor mais incondicional que você já teve.


=^.^= =^.^=