quinta-feira, 18 de setembro de 2008

o blog do Saramago

eu sou mesmo parva, nem sabia q o Saramago tinha um blog.

espiar.

Obs: tô no fim do Caverna, e tô adorando.

só pra dar gostinho, vê só o q o velhinho lusitano escreveu por lá:

"

George Bush, ou a idade da mentira

Pergunto-me como e porquê Estados Unidos, um país em tudo grande, tem tido, tantas vezes, tão pequenos presidentes. George Bush é talvez o mais pequeno de todos eles. Inteligência medíocre, ignorância abissal, expressão verbal confusa e permanentemente atraída pela irresistível tentação do puro disparate, este homem apresentou-se à humanidade com a pose grotesca de um cowboy que tivesse herdado o mundo e o confundisse com uma manada de gado. Não sabemos o que realmente pensa, não sabemos sequer se pensa (no sentido nobre da palavra), não sabemos se não será simplesmente um robot mal programado que constantemente confunde e troca as mensagens que leva gravadas dentro. Mas, honra lhe seja feita ao menos uma vez na vida, há no robot George Bush, presidente dos Estados Unidos, um programa que funciona à perfeição: o da mentira. Ele sabe que mente, sabe que nós sabemos que está a mentir, mas, pertencendo ao tipo comportamental de mentiroso compulsivo, continuará a mentir ainda que tenha diante dos olhos a mais nua das verdades, continuará a mentir mesmo depois de a verdade lhe ter rebentado na cara. Mentiu para fazer a guerra no Iraque como já havia mentido sobre o seu passado turbulento e equívoco, isto é, com a mesma desfaçatez. A mentira, em Bush, vem de muito longe, está-lhe no sangue. Como mentiroso emérito, é o corifeu de todos aqueles outros mentirosos que o rodearam, aplaudiram e serviram durante os últimos anos.

George Bush expulsou a verdade do mundo para, em seu lugar, fazer frutificar a idade da mentira. A sociedade humana actual está contaminada de mentira como da pior das contaminações morais, e ele é um dos principais responsáveis. A mentira circula impunemente por toda a parte, tornou-se já numa espécie de outra verdade. Quando há alguns anos um primeiro-ministro português, cujo nome por caridade omito aqui, afirmou que “a política é a arte de não dizer a verdade”, não podia imaginar que George Bush, tempos depois, transformaria a chocante afirmação numa travessura ingénua de político periférico sem consciência real do valor e do significado das palavras. Para Bush a política é, simplesmente, uma das alavancas do negócio, e talvez a melhor de todas, a mentira como arma, a mentira como guarda avançada dos tanque e dos canhões, a mentira sobre as ruínas, sobre os mortos, sobre as míseras e sempre frustradas esperanças da humanidade. Não é certo que o mundo seja hoje mais seguro, mas não duvidemos de que seria muito mais limpo sem a política imperial e colonial do presidente dos Estados Unidos, George Walker Bush, e de quantos, conscientes da fraude que cometiam, lhe abriram o caminho para a Casa Branca. A História lhes pedirá contas."

José Saramago


é bom demais, e mesmo assim é verdade.

.

domingo, 14 de setembro de 2008

carta para Fernando Meirelles



ainda q não as leia, só quero te dizer umas breves palavras:

tua película não perde nada para o livro do nobel português!

isso é raro, é poético, inspirador.

o livro é um chute no estômago da moral humana, o filme também.
é de uma beleza nauseante, o filme também.
fede, grita e chora, esperneia, o filme também.

não sou crítica de cinema nem literatura (graçasadeus), e minha opinião é feito língua virgem em degustação de vinhos. mas amo Saramago. e meu amor me põe mais perto dos abomináveis puristas, sempre a adorar as estátuas petrificadas do deus-literatura. e mesmo assim, ainda assim, quem sabe por isso, amei cada segundo do teu filme. isso deve valer alguma coisa.

quero te dizer q também durante a minha sessão, como nos teus testes de tela, várias pessoas se retiraram ao começo daquelas cenas temidas. não devem ter lido o livro, penso eu. ainda q bem feitas e profundas, tuas cenas estavam light. enquanto Saramago nos tortura a nós e as mulheres por horas, tu nos poupa a uns poucos minutos. chorei pouco, desesperei quase nada. esse filme não é para qq um, como o livro também não.

ao fim da película, Saramago te declarou estar tão feliz quanto ao acabar de escrever o livro. eu, por minha vez, fiquei tão mentalmente paralisada ao fim das cenas quanto ao fim das páginas. só as mãos se mexeram, num solo de palmas, na sala em evacuação.

por fim te agradeço, nunca havia sonhado um dia ver a cegueira.


.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

amiga legal


tenho uma amiga q acha q não é legal, ou q pelo menos já foi (bem) melhor.

discordo.

anyway, a conheci na universidade e ela escrevia muito bem. loucamente bem feito a destrambelhada da Clarice Lispector. ela dizia q eu era irritantemente inteligente, e essa inflação de ego nunca me fez nenhum mal. na real ela é brilhante, e ser chamada de inteligente por alguém brilhante deixa qq um bobo. ainda mais eu q já nasci deslumbrada e boba.

anyway 2, ela graduou, virou mãe de cachorro e nem sei se ainda escrevia. aí fez um blog pra chamar de seu e voltou a escrever seus desemburreceres pessoais, e a me encher o saco perguntar pq eu não linkava o blog dela aqui.

taí, linkei, Ana Corina!

bju

ps: eu mencionei q de presente de aniversário ela me levou uma amiga, uma blogueira q eu lia e adorava? a Lu saiu da lista 'dizem por aí' e foi promovida para a 'diga-me com quem andas'.

.

sábado, 6 de setembro de 2008

mulher tatuada & festinha legal


pra comemorar os 30 fiz minha primeira tattoozinha, (valeu Luiza, minha amiga querida q voltou lá hj pra fazer sua primeira também) qd não estiver besuntada e enrolada em plástico filme posto aqui pra vcs.

ontem quem me ligava pra desejar felicidade recebia um convite pra me encontrar no tempero nordestino ( restaurante/buteco muito gostosinho). foi um povo muito legal, e vári@s blogueir@s.

conheci a Lu, do arquivo xx, e me reencontrei com a Ana do mãe de cachorro, amiga de fé, irmã camarada, q me deu um brownie absurdo! e eu mulher de 30 querendo ficar mais magrinha...hummm.

estavam lá vári@s amig@s não-blogueir@s também, minha família e a família do telli, my beloved partner. minha mãe se acabou na tapioca e meu sogro comeu até pimenta ( essa é inédita).

foi tudo muito legal, o pessoal da casa me deu uma garrafa de cachaça de presente (valeu Ramirez e Dodô) e me diverti muito.

só ninguém levou câmera, mas o momento estará registrado eternamente no meu coração.

amo todos vocês, e estou tão feliz q dá até medo.

=^.^=

ps: obrigada também por tantos telefonemas e mensagens, me senti muito amada.

.



sexta-feira, 5 de setembro de 2008

versão 3.0




não sei pq mas adoro ficar mais velha,
meses antes do B-day já começo a me dizer da idade próxima,
talvez depois dos 40 eu mude de idéia.

não, eu não gosto de ver a bochecha mais molinha, mas amo ver a massa encefálica mais flexível!

quando o corpo é mais durinho, é também a mente. desemburrecer requer tempo.

abre[

qd eu era criança achava que a minha bisa era a mulher mais velha do mundo, (ela não tinha nem oitenta, tenho certeza) meu mundo caiu qd fui num bingo com ela, ela bingou junto com outra vovó, e eles decidiram com base na idade. a outra ganhou disparado.

fecha]

se balzac estiver mesmo certo, e a fisionomia feminina só começar aos trinta anos, então estou muito bem. começo com a fisionomia de quem sabe um tantinho já, e está totalmente ávida pelas próximas lições.

meu amor uma vez me perguntou o q mais eu gostava de fazer na vida. é tão óbvio: aprender.

adoro mudar de idéia, amo qd alguém me diz alguma coisa (ou me escreve) q me faz dar o braço a torcer. lembro, por exemplo, o exato momento em q um amigo soltou uma frase q me fez certa, ali naquele instante, de q não havia motivo algum pra eu acreditar em reencarnação (thanx, lulu, garanto q vc não sabia disso) (ênfase no eu, vc acredita no q vc quiser). aquele momento q vem do céu uma luz, toca aquela musiquinha (tãnãaaaaa) e tudo fica tão perfeitamente claro na mente e no coração.

é claro q nada fica estaticamente claro para sempre, e q existem muitos diferentes tons de claro esperando ser substituídos por outros mais claros ainda. assim espero, assim tem sido.

abre [ de novo

tá, tem coisa q eu odeio q mude, tipo a m da crase q não existe mais e essa linguiçada toda (tá vendo como fica feio?). vc passa uma eternidade sentadinha numa cadeira dura de escola (se vc estudou em escola careta/tradicional como eu) tentando gravar como escreve uma pá de coisa, e depois de velha tem q reaprender o beabá todo. putaquipariu. aliás, mudança de ortografia da sua própria língua durante sua life time é prova concreta da velhice correndo mais rápido q você!!!

fecha] mais uma vez

se balzac estiver mesmo certo, e a mulher de trinta anos satisfaz tudo, tô precisando comprar umas roupinhas de colegial, aprender a passar roupa... ou ele tá errado, ou a frase se refere a satisfazer tudo q eu quiser para mim. passar roupa nem por decreto, a gente segue amassado mesmo.

bom, só pra concluir essa viagem desconexa, fica o seguinte: tenho convicção mesmo q tô ficando BEM melhor com o tempo. não mais rápida, não mais fit, mas muito muito mais feliz comigo mesma ( e muito mais triste com a humanidade, mas isso é história pra outro post).

valeu mãe, valeu amor, valeu amigos, valeu felinos, teachers, alunos, books e blogs: vcs me ajudam a desemburrecer todos os dias.

namaste _()_

=^.^=